ATENDIMENTO online


Faça o login Entrar

O que é conta margem?

A conta margem é a possibilidade de obter financiamento para a compra de ações elegíveis, garantida pela sua própria carteira.

O valor do financiamento é estabelecido com base na posição em custódia do cliente, aplicando-se um deságio definido pela própria corretora.

As ações utilizadas em garantia podem ser negociadas pelo cliente a qualquer momento para liquidar a operação realizada.

Tanto as ações aceitas como garantia, quanto as que podem ser compradas através da conta margem, são definidas com base na carteira elegível da BM&FBovespa e divulgada diariamente pela corretora.

Por que investir com a conta margem?

No investHB você investe mesmo sem ter o saldo em conta!

Por meio da conta margem, você consegue um crédito adicional para investir em ações, de até 70% o valor de seus ativos custodiados no investHB.

O crédito da conta margem é uma forma de financiar e alavancar os seus investimentos, caso você veja uma ótima oportunidade e não tenha o valor disponível em conta. Além disso, se você liquidar o valor financiado até o terceiro dia, ficará isento de taxas e juros do serviço prestado.

No entanto, caso permaneça na conta margem você pagará uma taxa de 3,5% ao mês.

Como investir com a conta margem?

A habilitação e o acesso à conta margem é imediata pela plataforma de home broker, no ato da compra. Ao preencher a boleta de compra, você vai visualizar o limite da sua conta margem. Na primeira vez, o investidor deve aderir ao Contrato de Financiamento para Aquisição de Ações – Limite Operacional. Após o procedimento, basta abrir novamente a boleta de compra e efetuar a operação.

 

Lista de ativos disponíveis para o uso de conta margem:

Quais são os riscos de investir com a conta margem?

É importante lembrar que esta modalidade de crédito deve ser utilizada com responsabilidade e que a conta margem talvez não seja a melhor alternativa para alavancagem, já que essa pode implicar maior possibilidade de perdas, caso o mercado se movimente em sentido adverso. Como todo instrumento de alavancagem, a conta margem apresenta riscos. Porém, esses riscos, quando bem compreeendidos, podem ser minimizados.

Perfil do Investidor:

Este produto é indicado para investidores com o perfil arrojado.

Quais são os custos da conta margem?

Taxa de Juros sobre o limite de crédito utilizado 3,5% pró-rata (proporcional)
IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) 0,0041% ao dia
IOF Adicional é cobrada a alíquota a cada novo financiamento 0,38%

Não deixe de aproveitar as vantagens da conta margem

Abra sua conta →

Assuntos relacionados

Perguntas Frequentes (FAQ)

Utilizar a conta margem envolve riscos e, por isso, não o aconselhamos a todos os investidores, principalmente se você nunca a utilizou. Caso decida utilizá-la, não deixe de entender os mecanismos da conta, definir seus objetivos de investimento na Bolsa e, principalmente, considerar sua aversão ao risco, para assim determinar se essa facilidade é apropriada ao seu perfil.
O limite de conta margem fica disponível para a compra de ações de primeira ou de segunda linha, de acordo com a lista estabelecida pela BM&FBovespa. As compras através de oferta pública, subscrição, exercício de opções ou iShares, porém, não podem ser feitas com o limite de conta margem.
Os custos são:
• Taxa de juros de 3% ao mês, pró-rata por dias úteis (0,12% ao dia), mais IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre saldo devedor
• IOF de entrada: 0,38% para pessoas físicas e jurídicas não financeiras a cada novo financiamento
• IOF diário: 0,0041% ao dia sobre o valor financiado, calculado por dias corridos Os juros são cobrados diariamente e você pode visualizá-los em seu extrato. Vale lembrar que se os recursos forem creditados até o D+3 da operação, não será cobrada taxa pela utilização da conta margem. As taxas de utilização do serviço e os tributos são cobrados apenas uma vez por mês.