ATENDIMENTO online


Faça o login Entrar

O que é um clube de investimento?

O clube de investimento é formado por um grupo de investidores, pessoas físicas, com o interesse de investir na Bolsa de Valores.

O ideal é que o clube seja constituído por pessoas que, além de terem objetivos de investimentos comuns, tenham alguma afinidade, como colegas de trabalho, amigos ou familiares.

Essa modalidade possibilita aos pequenos investidores terem acesso ao mercado financeiro e adquirirem uma carteira de ações diversificada, igual ao de grandes investidores. Além disso, a estrutura de um clube é considerada mais leve e ágil se comparada à de um fundo de investimento, possuindo custos menores.

Por que investir em clubes de investimento?

Veja 6 vantagens de investir em clubes de investimento:

1. Custos reduzidos, compartilhados com outros investidores

2. Possibilidade de investir em várias ações em uma única aplicação

3. Você não precisa ser um especialista para investir

4. Gestão feita pelos profissionais da Spinelli ou pelos próprios cotistas

5. Diversificação da carteira de investimentos

6. Benefício fiscal, você só paga o imposto no resgate

Como investir em clubes de investimento?

1. Reúna um grupo de amigos ou familiares.

Organize o seu grupo com no mínimo 3 e no máximo 50 membros.

2. Abra uma conta no investHB.

Para investir em clubes de investimento, primeiro abra a sua conta no investHB, para fazer o cadastro dos cotistas e dos representantes do clube.

3. Decida o quanto investir.

É preciso definir com qual valor o clube será iniciado e a partir daí cada cotista decide o volume que deseja investir. 

4. Elabore o estatuto social.

A Spinelli Corretora, como administradora do clube, o auxiliará a definir o conjunto de normas e disposições que deverão ser seguidas pelo gestor para o perfeito funcionamento do clube.

5. Envie os recursos.

Entre em contato conosco  através do email: comercial@spinelli.com.br, ou pelos telefones:  (11) 2142-0590 Grande São Paulo e 0800 724 5090 para as demais regiões.

Envio de investimento (dinheiro) pode ser feito por meio de TED ou DOC.

6. Pronto! Agora é só investir nos ativos escolhidos.

Torne-se sócio de grandes empresas.

Quais são os riscos de investir em clubes de investimento?

Os clubes de investimento possuem o chamado risco de mercado. Isso significa que os investimentos feitos estão sujeitos a oscilações de preço dos ativos pertencentes à sua carteira, correndo o risco de perda do capital investido.

No entanto, podemos considerar que, por serem constituídos por grupos de investidores, com gestão feita por profissionais da área e com uma possibilidade maior de diversificação por conta do maior volume de investimento, há uma diluição desse risco.

Risco: Alto

Perfil de investidor: Arrojado

Quais são os custos para investir em clubes de investimento?

Para mais informações sobre os custos de clubes de investimento entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo 0800 728 0300 ou sac@investhb.com.br.

Invista agora nas principais empresas do Brasil através de um clube de investimento

Abra sua conta →

Assuntos relacionados

Perguntas Frequentes (FAQ)

Para carteiras constituídas com o mínimo de 67% de ações, bônus de subscrição, fundos de ações, debêntures conversíveis e demais ativos reconhecidos como instrumento de renda variável perante a Receita Federal, o clube tem isenção da cobrança de IOF e a tributação é de 15% sobre os rendimentos, recolhida na fonte, somente no resgate das cotas. Caso contrário, o clube será tributado seguindo a tabela regressiva de alíquota de renda fixa (de 22,5% até 15%, recolhido semestralmente).
É preciso definir com qual valor o clube será iniciado e, a partir daí, cada cotista decide o volume que irá investir. Para mais informações sobre custos iniciais, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo 0800 728 0300 ou sac@investhb.com.br.
• Instrução CVM 494 - Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento, a divulgação de informações e a distribuição de cotas dos clubes de investimento.
• Instrução RFB 1.022 - Dispõe sobre o imposto de renda incidente sobre os rendimentos e ganhos líquidos auferidos nos mercados financeiro e de capitais.
• Regulamento Bovespa - Regulamento Bovespa sobre o funcionamento dos clubes de investimento.
A principal diferença é que um clube de investimentos tem um limite máximo de 50 participantes, o que torna sua estrutura mais leve e principalmente mais barata do que a estrutura de um fundo. Por esse motivo os custos administrativos de um clube são mais reduzidos. Além disso, os participantes de um clube podem participar ativamente das decisões. Já no fundo, o responsável por tomar as decisões é o gestor.