ATENDIMENTO online


Faça o login Entrar

O que é uma opção?

Opções são instrumentos financeiros derivativos que garantem ao seu titular o direito de comprar ou vender um determinado ativo, chamado ativo-objeto (que pode ser uma ação), a um preço e prazo preestabelecidos.

Neste mercado existem dois tipos de opções:

Opção de compra (Call)

O titular (comprador) de uma opção do tipo call possui o direito de comprar o ativo-objeto a um preço predeterminado, uma vez exercido esse direito.

Já o lançador (vendedor) de uma opção de compra terá a obrigação de entregar o ativo-objeto quando o titular da opção exercê-la.

Opção de venda (Put) 

O titular (comprador) de uma opção do tipo put possui o direito de vender o ativo-objeto a um preço predeterminado, uma vez exercido esse direito.

Já o lançador (vendedor) de uma opção de venda assume a obrigação de comprar o ativo-objeto quando o titular da opção exercê-la.

As opções são muito usadas por investidores como estratégias de alavancagem e proteção. As opções de compra normalmente são usadas quando se espera que um determinado ativo vai se valorizar. Já as opções de venda, quando se espera que o ativo vai se desvalorizar.

Vale ressaltar também os dois estilos principais de exercício: uma opção americana pode ser exercida a qualquer momento até a data de exercício, enquanto que uma opção europeia pode ser exercida apenas em sua data de exercício.

Por que investir em opções?

Veja 5 vantagens de investir em opções:

1. Alavancagem de sua carteira de investimentos

2. Proteção contra as oscilações de preços

3. Servem como estratégias para melhorar a rentabilidade

4. Diversificação das estratégias de investimento

5. Possibilidade de operar em mercados com diferentes tendências, de alta ou baixa

Como investir em opções?

1. Abra uma conta no investHB.

Para investir em opções, primeiro abra a sua conta no investHB.

2. Decida quanto deseja investir. 

No investHB, não tem valor mínimo inicial. Você decide o quanto deseja investir de acordo com o seu planejamento.

3. Escolha as opções.

Informe-se sobre as opções que tem interesse, pesquise sobre o mercado e se precisar conte com a equipe investHB. 

4. Envie os recursos. 

No investHB o envio do dinheiro pode ser feito por meio de TED ou DOC. Faça já o seu depósito.

5. Acesse o HBPlus, compre e pronto! 

Para comprar opções utilize o HBPlus, a plataforma mais moderna do mercado.

Quais são os riscos de investir em opções?

As opções podem ser boas alternativas para alavancar os ganhos, mas também podem gerar prejuízos. Por isso, é importante que o investidor esteja atento aos riscos desse mercado.

Além dos riscos gerais associados a instrumentos financeiros, como a oferta e demanda do ativo-objeto, o mercado de opções possui riscos específicos, como:

Validade 

As opções têm validade, ou seja, se não forem exercidas até a data de vencimento, elas perdem o seu valor.

Risco do titular 

Para o titular de uma opção o risco máximo é o de perder o prêmio pago.

Risco do lançador 

Para o lançador de uma opção os riscos são maiores:

a) Opção de compra a descoberto: Quando o lançador se compromete a entregar títulos que não possui, ele está em situação de grande risco. Isso porque o mercado pode subir indefinidamente, fazendo com que ele tenha que comprar as ações para atender ao exercício a um valor significativamente elevado. Nessa situação, ele corre o risco não só de "devolver" o prêmio recebido, mas também de ter que desembolsar mais dinheiro.

b) Opção de compra coberto: Neste caso o lançador corre um risco um pouco menor, pois possui as ações que deverá entregar em caso de exercício.

c) Opção de venda: Seu risco é quase equivalente ao risco do lançador descoberto de opção de compra; a diferença é que esse lançador compromete-se a comprar as ações do titular, ao preço acordado, e seu maior prejuízo ocorre na hipótese do preço da ação-objeto ser muito baixo ou até próximo de zero no momento em que ele for designado para atender ao exercício.

d) Exercício de Opções sobre Ações e ETFs: O exercício de uma Opção é feito somente pelo Titular (Comprador da Opção). O Lançador (Vendedor da Opção) que não desejar ser exercido, poderá recomprar suas Opções e só estará livre do Exercício após as 16 horas do dia da compra. Caso não tenha sido exercido a posição estará “zerada” na abertura do pregão seguinte.

Risco: Alto

Perfil de investidor: Arrojado

Quais são os custos para investir em opções?

Corretagem (por ordem executada):

Corretagem – R$ 4,90

Emolumentos

Taxa cobrada pela BM&FBovespa sobre o valor financeiro operado.

 

Emolumentos

Liquidação

Registro

Total

Operação normal

0,0370%

0,0275%

0,0695%

0,1340%

Day Trade

0,0130%

0,0180%

0,0140%

0,0450%

Exercício de Opções sobre Ações e ETFs: O exercício de uma Opção é feito somente pelo Titular (Comprador da Opção). O Lançador (Vendedor da Opção) que não desejar ser exercido, poderá recomprar suas Opções e só estará livre do Exercício após as 16 horas do dia da compra. Caso não tenha sido exercido a posição estará “zerada” na abertura do pregão seguinte.

Horários de exercício de Opções: Até o último dia útil antes do vencimento: Das 10h às 16hs. No dia do vencimento de opções: Das 10h às 13hs.

Calendário de vencimentos

Spinelli Ofício Circular 062-2015

Invista agora em opções e usufrua das vantagens que o mercado de opções pode oferecer para você

Abra sua conta →

Assuntos relacionados

Perguntas Frequentes (FAQ)

No mercado de opções, não há isenção de imposto de renda, independente do tipo da operação. O IR é apurado em períodos mensais e pago até o último dia útil do mês subsequente ao da apuração. O cálculo é feito conforme descrito abaixo:
• IR sobre as negociações de opções: O investidor que lucra com uma operação de opção deve recolher 15% de IR sobre seus ganhos em operações normais e 20% em operações day trade. Vale notar que os custos de transação devem ser descontados e que o IR é retido na fonte.
• IR nas operações de exercício de opções: A alíquota de IR de 15% incide sobre o ganho auferido por titulares e/ou lançadores durante o exercício das opções. Essa alíquota vale tanto para opções de compra, como para opções de venda.
As séries de opções autorizadas pela Bovespa são identificadas pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e a um número. A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento (conforme quadro abaixo), e o número indica um determinado preço de exercício.

Opção Vencimento
Compra Venda
A M Janeiro
B N Fevereiro
C O Março
D P Abril
E Q Maio
F R Junho
G S Julho
H T Agosto
I U Setembro
J V Outubro
K W Novembro
L X Dezembro
A identificação das séries autorizadas e seus respectivos preços de exercício são divulgados diariamente pela Bovespa.
• Venda coberta: ativo objeto.
• Trava de alta: não é necessário garantia.
• Trava de baixa: é necessário ter em conta a diferença entre os preços de exercício, multiplicada pela quantidade negociada.
• A garantia de margem da corretora precisa ser em dinheiro. Já a margem da Bovespa pode ser dada em dinheiro, títulos públicos ou ativos aceitos pelo CBLC.
Os vencimentos de opções ocorrem mensalmente, na terceira segunda-feira do mês ou no dia útil subsequente, caso a data seja feriado.